Karl Elsener era um cuteleiro que ganhava a vida fabricando facas para o exército suíço. E estava indo bem, até que empresas alemãs passaram a oferecer produtos mais baratos aos militares que [em vista disso] não mais quiseram saber dos serviços de Karl.
Empenhado em recuperar o seu orçamento doméstico, o profissional das facas apostou todas as suas fichas num projeto novo. Criou, em 1897, um canivete com múltiplas funções que atraiu novamente os olhares do exército suíço. Ufa! O exército voltou a comprar os produtos do antigo fornecedor. Esse reconhecimento permitiu a Elsener incorporar a cruz suíça- símbolo militar do país- como logomarca do seu invento.
O canivete de Elsener foi batizado de "Offiziermesser" (canivete do oficial). Mas, em homenagem à mãe que morreu uns anos mais tarde, Karl resolveu rebatizar o canivete e chamou-o de "Victoria". Depois, em 1921, todas as facas da sua empresa passaram a ser produzidas em aço inoxidável (stainless steel). Elsener não perdeu tempo e formou um acrônimo juntando o nome da sua mãe ao novo material, e o canivete mudou de nome novamente: "Victorinox".
A designação "canivete suíço" foi inventada pelos soldados americanos durante a II Guerra Mundial. Eles receberam alguns e, sabendo que eram originários da Suíça, resolveram chamá-lo "swiss army knife" (faca do exército suíço).
Segundo os entendidos no assunto tem canivete suíço que vem com mais de 30 ferramentas, dentre as quais podem estar incluídos: agulha, pinça, palito de dente, caneta pressurizada e alfinete.
O meu é "made in China", ou seja, uma imitação barata e contém umas 10 ferramentas. Umas duas ou três eu [até agora] não descobri para que servem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário