quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BARBIE


A boneca Barbie existe de verdade.
O nome dela é Valeria Lukyanova, tem 21 anos e nasceu em Odessa, na Ucrânia.
Graduada em Engenharia Civil pelo Instituto de Engenharia Civil de Odessa, a Barbie de carne e osso [atualmente] é modelo, mora em Minsk, Bielorussia, e se expressa em russo e inglês.
Esta foto, obtida por ela própria através do seu telefone móvel, comprova a perfeita semelhança entre a boneca dos sonhos de todas as meninas e a modelo.
foto Valeria Lukyanova

Confiram as medidas da boneca (a de verdade)::
Altura: 1,70 m
Peso: 42 Kg
Cabelos: loiros (é óbvio!)
Olhos: verdes
Busto: 88
Cintura: 47
Quadris: 88
Manequim: 34
Pés / tamanho: 35

CHINA – ¿O CONSUMO DESSE GIGANTE PODE AMEAÇAR OS RECURSOS NATURAIS DE TODO O PLANETA?

Com cerca de 1,4 bilhões de habitantes que correspondem a, mais ou menos, 20% da população mundial, a China se transformou, de uns anos para cá, num enorme canteiro de obras em função do déficit habitacional resultante da política de estímulo à natalidade adotada [lá atrás] pelo governo de Mao Tsé-Tung.  O objetivo era esse mesmo: aumentar a população do país e seu percentual em relação à humanidade para transformar a China em um país forte.

Mas um aumento populacional em escala geométrica, quiçá, logarítmica, traria problemas tais como o desemprego, a fome e, como já foi descrito, a falta de moradias. Assim, o que derivou dessa antiga proposta governamental é o que hoje se apresenta ao mundo e se reflete, principalmente, no aumento do consumo.

Em se tratando de construção civil, por exemplo, a China consome mais de 40% da produção mundial de cimento e cerca de 25% de todo o aço e minério de ferro do planeta.
Com cerca de 1,4 bilhões de habitantes que correspondem a, mais ou menos, 20% da população mundial, a China se transformou, de uns anos para cá, num enorme canteiro de obras em função do déficit habitacional resultante da política de estímulo à natalidade adotada [lá atrás] pelo governo de Mao Tsé-Tung. O objetivo era esse mesmo: aumentar a população do país e seu percentual em relação à humanidade para transformar a China em um país forte. Mas um aumento populacional em escala geométrica, quiçá, logarítmica, traria problemas tais como o desemprego, a fome e, como já foi descrito, a falta de moradias. Assim, o que derivou dessa antiga proposta governamental é o que hoje se apresenta ao mundo e se reflete, principalmente, no aumento do consumo. Em se tratando de construção civil, por exemplo, a China consome mais de 40% da produção mundial de cimento e cerca de 25% de todo o aço e minério de ferro do planeta. Apesar de produzir 200 milhões de toneladas de aço, tem uma deficiência de 15% desse material. Então, precisa importar, pelo menos, 30 milhões de toneladas de aço, o que equivale a quase toda a produção brasileira.
Apesar de produzir 200 milhões de toneladas de aço, tem uma deficiência de 15% desse material. Então, precisa importar, pelo menos, 30 milhões de toneladas de aço, o que equivale a quase toda a produção brasileira.

Dá a entender este demonstrativo que o potencial de consumo chinês parece não ter limites, mas pensemos na China apenas como parte da população mundial, não como uma nação isolada. Disto deduziremos que o mundo caminha para o esgotamento dos seus recursos naturais em um relativo breve período, não por culpa exclusiva da China, que apenas serve como exemplo, mas pelo desmedido crescimento da população de descendentes de Adão e Eva e a conseqüente, porém nem tão necessária ou obrigatória, extração [sem que seja possível a reposição plena] de todos os bens da Terra.

Estavam certos os maias. Apenas erraram na data – sejamos otimistas - por um século ou dois.

Pesquisa: http://veja.abril.com.br/221003/p_135.html

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

200 ANOS DE HISTÓRIAS INFANTIS

2012, 20 de dezembro. Faltando 1 dia para o FIM DO MUNDO, a página do Google - que finge não estar preocupado - homenageia os contos infantis dos irmãos Grimm [Jacob Ludwig Karl Grimm (Hanau, 04/01/1785 — Berlim, 20/09/1863) e Wilhelm Karl Grimm (Hanau, 24/02/1786 — Berlim, 16/12/1859)] que completam 200 anos.
Os seus [e os meus] bisavós, avós, pais, etc, cresceram ouvindo as histórias escritas por eles a partir de 1812.

E para quem ainda não se deu conta que histórias são essas, dentre as duas centenas de contos infantis escritos ou compilados pelos caras, cito os mais conhecidos: A Bela Adormecida (Dornröschen); Branca de Neve e Os Sete Anões (Schneewittchen); Cinderela (Aschenputtel); Chapeuzinho Vermelho (Rotkäppchen); João e Maria (Hänsel und Gretel); O Pequeno Polegar (Daumesdick); Rapunzel.

P.S.: Antes do português unificado a gente - aqui no Brasil - dizia "estória" para se referir a uma história de mentirinha. Em Portugal o termo "estória" não aparece nos dicionários.




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

UFPEL - INTERVALO PÓS-ALMOÇO

2012, 28 de novembro - UFPel, campus Capão do Leão. Alunos aproveitam a sombra das árvores para descansar, dando sequência ao intervalo entre os turnos da manhã e tarde.
O almoço foi no Restaurante-Escola - prédio que aparece no plano de fundo.


Uma opção para complementar seu período de relaxamento e aliviar a sensação de calor é o tradicional picolé, que custa 1 real e vem com sabores para todos os gostos. Tem até picolé azul, cujo corante é à base de anis, mas este - só este - eu não recomendo.

Dê um zoom.

JERRY LEWIS - DUBLADO NO BRASIL, FICAVA MELHOR QUE O ORIGINAL

You're Never Too Young, denominado no Brasil, "O Meninão", foi um dos primeiros filmes do Jerry Lewis que eu vi.

Gostei tanto que até decorei o diálogo de algumas cenas, dubladas com perfeição por Nelson Batista, um profissional da velha guarda que conseguia transformar uma cena cômica do Jerry Lewis em algo mais engraçado ainda.

YouTube / http://www.youtube.com/user/VivaoPassado2?feature=watch

O Dr. Zaccary Smith (Jonathan Harris) também me fazia dar boas risadas por conta, principalmente, da dublagem de Borges de Barros, outro que conseguia fazer com que o personagem vivido pelo "ator especialmente convidado" da série Perdidos no Espaço, ficasse mais engraçado do que realmente era.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CAPA PARA O AUTOMÓVEL

2012, 10 de dezembro. Generosa camada de neve oferece "abrigo" aos carros estacionados nas ruas de Minsk, na Bielorrússia. Uma capa de perfeitas proporções se formou sobre cada um dos automóveis expostos à neve e à temperatura de -7ºC, ainda no Outono.

O solstício de inverno, que sempre promete tornar mais rigoroso o frio de quem vive nessa região, está próximo - 21 de dezembro, 11:11 h (GMT).
ReutersFoto: Reuters

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DRIVING DOGS

Setembro de 2012. Uma instituição que cuida de cães abandonados na Nova Zelândia está ensinando três deles a dirigir. O objetivo é chamar a atenção para a campanha da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais do país que visa encontrar novos lares para cachorros abandonados, mostrando a capacidade desses bichinhos.

O treinamento de Ginny, Monty e Porter começou com os movimentos de sentar na posição para dirigir, apertar o acelerador e mudar as marchas em uma alavanca de câmbio de brinquedo.

Em cinco semanas, ainda dentro do centro de treinamento, eles começaram a se movimentar em um carrinho. E em sete semanas os bichos entraram em um carro [de verdade] modificado para que eles pudessem alcançar os pedais com as patas.


Prova final de direção: dezembro/2012, com transmissão de TV.

YouTube - Publicado em 02/12/2012 por 

Fontes
http://www.spca.org.nz
www.facebook.com/drivingdogs/app_106365926195124
http://www.terra.com.br

Fotos
BBC Brasil

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PRA SER LEVADA EM CONTA - VANDER LEE



Teatro Municipal de Niteroi - 09 de junho de 2012.
YouTube - Publicado em 30/06/2012 por 

A descoberta desta música e do talento do seu autor e intérprete foi ao acaso, no YouTube, onde "Pra Ser Levada Em Conta" foi inserida como trilha sonora em um vídeo denominado "Uma Saudade Chamada Marcella", editado por Bal Ravene e enviado por Danilo Carpenter - uma homenagem bonita e super-emocionante feita pelas adolescentes Bárbara e Tuana à amiga Marcella (16 anos), que perdera a vida em um acidente automobilístico.

Sensibilizado ao extremo, fui buscar respostas sobre as circunstâncias da ocorrência e concluí, analisando os comentários a respeito do vídeo e pesquisando no Google, que o acidente que vitimou Marcella ocorrera em 12 de maio de 2008, na BA-030, entre Caetité (BA) e Guanambi (BA).
http://www.iguanambi.com.br/2008/noticias/interna_read.php?id=2176

Li a reportagem e fiquei tão triste, que jurei a mim mesmo nunca mais deixar a curiosidade me vencer e me levar a acessar vídeos com homenagens póstumas a quem quer que seja. Este eu ainda não consegui deixar de ver e, em todas as vezes, fico triste do mesmo jeito.
http://www.youtube.com/watch?v=8uiCbaChA_I

Vander Lee (Belo Horizonte, 03/03/1966), torcedor fanático do Clube Atlético Mineiro, já gravou com grandes nomes da MPB, como Elza Soares, Emilinha Borba, Leila Pinheiro, Nando Reis, Rita Ribeiro e Zeca Baleiro. O CD/DVD "Pensei Que Fosse O Céu" - que tem "Pra Ser Levada Em Conta" - foi gravado ao vivo, em 2006, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, MG.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

LADA



Foto http://englishrussia.com/tag/russian-tuning/

A meu juízo, o carro mais feio que já rodou no Brasil, o Lada parece ser uma cópia do Fiat 124, lançado na Itália na década de 1970. Ouvi dizer que os italianos, por não terem interesse em melhorar o design e a mecânica do carro, venderam o projeto para os soviéticos que o mantiveram assim mesmo e conseguiram, em função do baixo custo de produção, exportá-lo até para o Brasil na era do governo Collor, que dizia que os nossos carros eram carroças pela falta de concorrência.

Foi dessa forma que chegaram aqui, entre 1990 e 1995, o Lada Laika, o Lada Laika Station Wagon, o Lada Samara Hatchback de 3 ou 5 portas e o Lada Niva.

Para quem preferia ter um automóvel menos espartano e mais agradável à vista, os Lada deixavam muito a desejar e nem o seu preço acessível (o Lada Laika custava menos do equivalente a 7 mil dólares) foi capaz de catequizar os brasileiros.

Como sempre, os impostos

Em 1994, uma alteração na cobrança do imposto de importação de automóveis, editada pelo Ministério da Fazenda do governo Itamar Franco, inviabilizou empresas que não tinham fábricas no país. E como as vendas do Lada não andavam assim tão boas, seus importadores interromperam a conexão Rússia/Brasil.

Outro fator que pode ter contribuído para a rejeição ao robusto automóvel foi o mau funcionamento do motor devido a problemas no carburador, responsável pela mistura ar/combustível e sua dosagem motor. Ocorre que a gasolina "oficial" vendida no Brasil, já naquela época, apresentava um teor de álcool de 25%. Mesmo os carros russos, adaptados às mais rigorosas condições climáticas, não estavam preparados para isto, e muito menos para as tais gasolinas adulteradas que de longa data vêm fazendo parte do quotidiano dos brasileiros.

sábado, 24 de novembro de 2012

OS NOVOS CAMELOS DO DESERTO

"Olha só a viatura que estão usando para dar uma folga p/ camelada. Dizem que fez a viagem de Bagé até Lavras (ida e volta) sem problemas." Werner Beck

No século XXI alguns homens do deserto não usam mais camelos. 

Colaboração Werner Beck

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SIGNIFICADO DA PALAVRA "BLOG"


Por http://www.significados.com.br

"BLOG é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online.

Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. Blogueiro é o nome dado a quem publica num blog e blogosfera é o conjunto de blogs.

O sucesso deste tipo de páginas da internet resultou muito da existência de modelos de páginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por alguns sistemas de publicação. Esses sistemas são de utilização muito simples e dispensam o conhecimento de linguagens de publicação de páginas na internet — como html, por exemplo. Os sistemas mais populares são o Blogger e o Wordpress."


terça-feira, 20 de novembro de 2012

MAR BRAVO - O ACIDENTE DO MICHELANGELO

SS MICHELANGELO (1965 - 1991) 
Tonelagem: 45.933 toneladas
Comprimento:: 275,81 metros
Largura: 31,05 metros
Calado: 10,4 metros
Passageiros (cap. máxima): 1.775 
Tripulação: 725

1966, 12 de abril. Naquela manhã, o capitão Giuseppe Soletti instruiu todos os 745 passageiros do Michelangelo [que fazia uma viagem de travessia de Genova a New York] a permanecerem em suas cabines, e ordenou que o navio tomasse uma rota mais ao sul do que o habitual para evitar o centro da tempestade.

Por volta de 10 horas, ondas de até 20 metros começaram a açoitar a embarcação que ainda assim conseguia alinhar a proa por cima delas. De repente uma onda ainda maior surgiu imediatamente à frente do Michelangelo, subindo sobre a proa cerca de 18 metros de altura e rasgando as superestruturas da frente do navio e avançando mais de 70 metros de distância no sentido longitudinal do barco. Dois passageiros que estavam em cabines na parte atingida pela onda foram mortos imediatamente. Um tripulante morreu horas mais tarde e mais de 50 pessoas ficaram feridas, 10 delas gravemente.

Logo após o acidente, o Michelangelo foi socorrido por um navio militar norte-americano que ofereceu assistência médica adicional, enquanto os médicos do próprio Michelangelo trabalharam sem parar até a chegada em New York. Lá, reparos temporários foram feitos no navio que teve suas partes danificadas cobertas com lona. Ao voltar para a Itália, o navio foi reparado efetivamente. Folhas de liga de alumínio que compunham a parte frontal foram substituídas por chapas de aço.

Na década de 1960 o alumínio era usado para construir as superestruturas de vários navios modernos com a finalidade de reduzir o peso total e o consumo de combustível. Mas após o acidente do Michelangelo os construtores optaram por reforçar com aço as superestruturas frontais de suas embarcações.

Fotos
http://www.michelangelo-raffaello.com/italian_site/servizio_michelangelo/incidente_michelangelo/incidente_michelangelo.htm

Para saber mais sobre o SS Michelangelo siga o link: Projeto Michelangelo.

AS ESTÁTUAS MAIS DIVERTIDAS DO MUNDO

Colaboração Werner Beck

Estátuas mundo afora. Só não me perguntem onde estão assentadas porque isto eu ainda não descobri.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

O PRIMEIRO CAMPEÃO GAÚCHO


Rio Grande do Sul, 1919. A Federação Rio-Grandense de Desportos, fundada no ano anterior, organiza o primeiro campeonato gaúcho de futebol que, na verdade, é o primeiro campeonato estadual disputado no país. Esse pioneirismo se deve porque as federações dos outros estados consideravam, até aquele momento, que os campeões citadinos das suas capitais eram também campeões estaduais.

Na fórmula de disputa utilizada nesse primeiro campeonato estadual o estado seria dividido em quatro regiões, onde os campeões citadinos de cada uma delas jogariam entre si por uma vaga para a fase inter-regional. Os campeões regionais disputaram o campeonato gaúcho, propriamente dito.

As regiões consideradas seriam:
1ª Região - Caxias do Sul/Porto Alegre/São Leopoldo;
2ª Região - Bagé/Pelotas/Rio Grande;
3ª Região - Cachoeira do Sul/Cruz Alta/Passo Fundo/Santa Maria/Tupanciretã;
4ª Região - Livramento/Uruguaiana.

Mas o campeonato gaúcho, nesse ano, resumiu-se na verdade a um só jogo, uma vez que com exceção de Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e Grêmio Sportivo Brasil, campeões das cidades de Porto Alegre e Pelotas, respectivamente, todos os outros representantes regionais perderam os prazos de inscrição de seus atletas na competição.

O citadino de Porto Alegre foi disputado pelo Cruzeiro, Grêmio (campeão), Internacional, Porto Alegre, São José e Tabajara.

A campanha do Grêmio

18/05 Grêmio 7 x 0 Tabajara
08/06 Cruzeiro 1 x 2 Grêmio
06/07 Grêmio 5 x 1 São José
20/07 Internacional 2 x 0 Grêmio
27/07 Porto Alegre 1 x 2 Grêmio
10/08 Grêmio 10 x 2 Tabajara
24/08 Grêmio 3 x 1 Cruzeiro
07/09 Grêmio W.O. São José
14/09 Grêmio 3 x 2 Internacional
21/09 Grêmio 8 x 2 Porto Alegre

O citadino de Pelotas também foi disputado por seis clubes:
Grêmio Sportivo Brasil (campeão); Grêmio Sportivo Guarany; Grêmio Sportivo Ideal; Sport Club Pelotas; Sport Club Rio Branco; e Sport Club União.

O jogo da discórdia foi entre Pelotas e Guarany, ainda no primeiro turno. O Brasil descobriu que, nesse jogo, poderia haver alguma irregularidade na inclusão de um atleta uruguayo chamado Humberto Cabelli por parte do Pelotas, protestou junto à Liga Pelotense de Futebol e uma grande confusão foi gerada com protestos e acusações de parte a parte.

Em 1º de setembro, por causa desses problemas extra-campo, o Sport Club Pelotas foi, oficialmente, eliminado da competição e seus jogos foram desconsiderados. O Bra-Pel, que seria realizado em 14 de setembro, nem saiu.

A campanha do Brasil

20/04 Rio Branco 0 x 3 Brasil
04/05 Brasil 8 x 0 União
18/05 Ideal 2 x 3 Brasil
01/06 Brasil 5 x 0 Pelotas
15/06 Guarany 2 x 5 Brasil
20/07 Brasil 2 x 0 Rio Branco
24/08 União 0 x 5 Brasil
07/09 Brasil 1 x 0 Ideal
14/09 Pelotas x Brasil - não houve jogo
20/09 Brasil 6 x 1 Guarany

O Brasil, campeão da 2ª Região, habilitou-se a enfrentar o campeão da 1ª Região, o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense.

Sexta-feira, 07 de novembro. Nesse dia, a bordo do vapor Mercedes, a delegação do G.S. Brasil viajou para Porto Alegre, numa jornada que durou 16 horas, com o objetivo de disputar, no dia 09, a partida decisiva do campeonato gaúcho de 1919.

"O Grêmio Sportivo Brasil, chegou a Porto Alegre no dia 8 de novembro de 1919, a bordo do Vapor Mercedes, a delegação chefiada pelo seu presidente, o Coronel Manoel Simões Lopes, ficou hospedada no Hotel Paris, na capital gaúcha. Acompanhavam a delegação, pessoas influentes no meio esportivo pelotense, mais conhecidos na época como 'sportmans', Francisco Ferreira, Farias Guimarães e Solon Silveira, além sócios do clube e familiares dos atletas, bem como torcedores e simpatizantes dos demais clubes de Pelotas. Além de ser tri-campeão da cidade, a equipe em 3 anos, havia sofrido apenas uma derrota, em 1917, para o mesmo Grêmio, por 2-1. Na época somente o defensor Ary não participou da partida, pois segundo fontes da época, apenas o defensor Ary não era oriundo de Pelotas, ele havia sido trazido do Sport Club Internacional em 1919. Os demais aprenderam a prática do futebol na agremiação pelotense."
http://sumulas-tche.blogspot.com.br/2009/08/campeonato-gaucho-de-1919.html

Na verdade, além do left-back Ary Prestes Xavier, também o center-half Pedro Rossel Zabaleta, não era oriundo de Pelotas.

No domingo, às 16 horas, no "Fortim da Baixada", como era conhecido o Ground do Moinhos de Vento, pertencente ao clube da capital, o Grêmio [de: Demétrio; Pinto e Py; Dorival, Chiquinho e Assumpção; Gertum, Lagarto, Máximo, Bruno e Lewis.] enfrentou o Brasil [de: Franck; Nunes e Ary; Floriano, Pedro e Babá; Farias, Ignácio, Proença, Correa e Alvarizza.].


Time do G.S. Brasil - 1919
Foto http://reliquiasdofutebol.blogspot.com.br


"Porto Alegre, 9 (urgente) - O jogo começou às 16 horas em meio a uma assistência superior a cinco mil pessoas..."
Fragmento do telegrama enviado pelo correspondente do jornal Diário Popular, de Pelotas, RS.

O placar do jogo, que terminou com o resultado de 5 a 1 para o Brasil, foi assim movimentado:

1º tempo - GOLS
12 minutos - Proença (Brasil);
20 minutos - Ignácio (Brasil);
26 minutos - [Máximo] Laviaguerre (Grêmio).

2º tempo - GOLS
02 minutos - Ignácio (Brasil);
05 minutos - Ignácio (Brasil);
30 minutos - Proença (Brasil).

Na súmula publicada no jornal Correio do Povo, na época, há diferenças de 1 ou 2 minutos no registro dos gols do jogo, em relação ao jornal Diário Popular, vejamos:

Campeonato Gaúcho de 1919
Final - Jogo Único
Grêmio 1-5 Brasil
Local: Fortim da Baixada (Porto Alegre)
Horário: 16:00
Árbitro: Sr. Fontoura (pertencente ao Sport Club Cruzeiro)
Gols: Proença (B) aos 12', Correa (B) aos 19', Máximo (G) aos 28',
Proença (B) aos 49', Alvarizza (B) aos 51' e Proença (B) aos 71'.

GRÊMIO: DEMÉTRIO Silveira; Pedro PINTO e Jorge Tavares PY; DORIVAL Fonseca, Francisco Fernandes (CHIQUINHO) e Luiz ASSUMPÇÃO; Oscar GERTUM, Severino Franco da Silva LAGARTO), MÁXIMO Laviaguerre, Alcides MENEGHINI e Walter Lewis (LIVI).

BRASIL: Oswaldo FRANCK; Francisco NUNES e ARY Xavier; FLORIANO Lourenço, Pedro ROSSELLI e Waldomiro Victorio (BABÁ); Jorge FARIA, Alberto CORREA, Pelágio PROENÇA,
Ignácio GERLACH e Ismael ALVARIZZA.

Antes de voltar para Pelotas, dois dias depois, já como campeão de 1919, o Brasil disputou uma partida amistosa contra a Seleção de Porto Alegre, e empatou em 3 a 3.

Um ou dois dias depois, milhares de torcedores foram até o porto de Pelotas para recepcionar a delegação do Grêmio Sportivo Brasil. Houve queima de fogos e uma passeata até a Pça Cel. Pedro Osório. Lá foram prestadas as devidas homenagens ao primeiro campeão gaúcho da história do futebol.

O título gaúcho, obtido pelo Brasil, resultou num convite da CBD para o Torneio dos Campeões Estaduais, em 1920, no Rio de Janeiro.

Nota: Algumas publicações consideram, erroneamente, a partida amistosa "Grêmio x 14 de Julho [de Livramento]", disputada em 19 de Outubro de 1919, como válida pelo campeonato gaúcho.

Fontes: Diário Popular (Pelotas); Correio do Povo (Porto Alegre); http://sumulas-tche.blogspot.com.br/





segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ASIMBONANGA - JOHNNY CLEGG

Esta música foi escrita por Johnny Clegg (South Africa, 07/06/1953) [e a banda Savuka] como um grito de procura e homenagem ao, então, preso político Nelson Mandela, e também para reivindicar os direitos dos negros para lutar contra o Apartheid, na África do Sul. Ela faz parte do álbum Third World Child, lançado em 1987.

O clip é empolgante.
Clique no link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=86DN4lY9M58&list=UUbRhx6dpNRJ_X2MNzAkZuFA&index=1&feature=plcp
A letra, para quem quiser recordar ou aprender, aparece aí abaixo:

Asimbonanga 
Asimbonang' umandela thina 
Laph'ekhon 
Laph'ehleli khona 

Oh, the sea is cold and the sky is grey
Look across the island into the bay
We are all islands till comes the day
We cross the burning water

Chorus

A seagull wings across the sea
Broken silence is what I dream
Who has the words to close the distance
Between you and me

Chorus

Steve biko, victoria mxenge
Neil aggett
Asimbonanga
Asimbonang 'umfowethu thina 
Laph'ekhona 
Laph'wafela khona 
Hey, wena 
Hey, wena nawe 
Siyofika nini la' siyakhona

NON TUTTO DIVENTA RIGIDA AL FREDDO

Por Iotti*
Personagem Radicci
Colaboração Lu Costa

















*Carlos Henrique Iotti (Caxias do Sul, 27/02/1964) é um jornalista e cartoonista brasileiro. É mais conhecido _como o criador do personagem Radicci.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

I SAY A LITTLE PRAYER - ARETHA FRANKLIN

Outra do tempo dos escoteiros.

Burt Bacharach e Hal David escreveram esta música para a interpretação de Dionne Warwick, em 1967, mas foi na voz de Aretha Louise Franklin (Memphis, 25/03/1942), uma das principais cantoras Gospel, Rhythm and Blues e Soul que a música veio parar nas paradas de sucesso do Brasil no final dos 60's e começo dos 70's..

YouTube - Enviado por thecatkeaton em 15/04/2007
"The Cliff Richard Show" 1970.

O ASSALTO

Texto: Luís Fernando Veríssimo
 Colaboração: Denise B.A.M.F. Bechuetti




















- Alô? Quem tá falando?

 — Aqui é o ladrão.

 — Desculpe, a telefonista deve ter se enganado, eu não queria falar com o dono do banco. Tem algum funcionário aí?

— Não, os funcionário tá tudo refém.

— Ah! Eu entendo. Afinal, eles trabalham quatorze horas por dia, ganham um salário ridículo, vivem levando esporro, mas não pedem demissão porque não encontram outro emprego, né? Vida difícil... mas será que eu não poderia dar uma palavrinha com um deles?

 — Impossível. Eles tá tudo amordaçado.

 — Foi o que pensei. Gestão moderna, né? Se fizerem qualquer crítica, vão pro olho da rua. Não haverá, então, algum chefe por aí?

— Claro que não mermão. Quanta inguinorânça! O chefe tá na cadeia, que é o lugar mais seguro pra se comandar assalto!

— Bom... Sabe o que que é? Eu tenho uma conta..

— Tamo levãno tudo, ô bacana. O saldo da tua conta é zero!

— Não, isto eu já sabia. Eu sou professor! O que eu queria mesmo era uma informação sobre juro.

— Companheiro, eu sou um ladrão pé-de-chinelo. Meu negócio é pequeno. Assalto a banco, vez ou outra um seqüestro. Pra saber de juro é melhor tu ligá pra Brasília.

— Sei, sei. O senhor tá na informalidade, né? Também, com o preço que tão cobrando por um voto hoje em dia... mas, será que não podia fazer um favor pra mim? É que eu atrasei o pagamento do cartão e queria saber quanto vou pagar de taxa.

— Tu tá pensando que eu tô brincando? Isto é um assalto!

— Longe de mim pensar que o senhor está de brincadeira! Que é um assalto eu sei perfeitamente; ninguém no mundo cobra os juros que cobram no Brasil. Mas queria saber o número preciso: seis por cento, sete por cento?

— Eu acho que tu não tá entendendo, ô mané. Sou assaltante. Trabalho na base da intimidação e da chantagem, saca?

— Ah, já tava esperando. Você vai querer vender um seguro de vida ou um título de capitalização, né?

— Não...já falei...eu sou... Peraí bacana... hoje eu tô bonzinho e vou quebrar o teu galho.

(Um minuto depois)

— Alô? O sujeito aqui tá dizendo que é oito por cento ao mês.

— Puxa, que incrível!

— Incrive por que? Tu achava que era menos?

— Não, achava que era mais ou menos isso mesmo. Tô impressionado. É que, pela primeira vez na vida, eu consegui obter uma informação de uma empresa prestadora de serviço pelo telefone em menos de meia hora e sem ouvir 'Pour Elise'.

— Quer saber? Fui com a tua cara. Acabei de dar umas bordoadas no gerente e ele falou que vai te dar um desconto. Só vai te cobrar quatro por cento, tá ligado?

— Não acredito! E eu não vou ter que comprar nenhum produto do banco?

— Nadica de nada, já tá tudo acertado!

— Muito obrigado, meu senhor. Nunca fui tratado dessa... 

(De repente, ouvem-se tiros, gritos)

— Ih, sujou! Puliça!

— Polícia? Que polícia? Alô? Alô?

(Sinal de ocupado)

— Droga! Maldito Estado: quando o negócio começa a funcionar, entra o Governo e estraga tudo!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

40ª FEIRA DO LIVRO DE PELOTAS

2012, 05 de novembro. Imagens da 40ª Feira do Livro de Pelotas, RS, que se realiza de 31 de outubro a 18 de novembro de 2012.










domingo, 28 de outubro de 2012

THE WAR IS OVER

Times Square - New York, EE.UU., 14 de agosto de 1945 - 12:00 h. O Imperador japonês Hirohito, horas antes, havia aceitado os termos de rendição da Declaração de Potsdam [publicada em 26 de julho de 1945 por Harry S. Truman, Winston Churchill e Chiang Kai-Shek]. O término oficial da II Guerra Mundial estava encaminhado.

A euforia que tomou conta da população civil e militar americana ficou muito bem explícita neste flagrante aí, que publicado na revista Life e [depois] em todos os jornais do mundo, marcou o fim da guerra e se transformou num símbolo de paz e amor.

Imagino que, em êxtase, o marinheiro da foto tenha feito uma aposta com seus colegas de farda que beijaria a primeira mulher bonita que cruzasse o seu caminho.
Assim, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt (Dirschau/Polska, 06/12/1898 — New York/USA, 24/08/1995), atento, registrou, quiçá, sua foto mais significativa.

Copyright:Time & Life Pictures
By/Title:Alfred Eisenstaedt/Contributor
Date Created:14 Aug 1945 12:00 AM
City, State, Country:New York, NY, United States
Credit:Time & Life Pictures/Getty Images
Collection:Time & Life Pictures
Source:Time & Life Pictures
Date Submitted:12 Aug 2005 03:24 PM
File Size/Pixels/DPI:8014K/8172x6415/409
Keywords:Special Collections, Best Of Life, Kissing, Wars, WWII, Public Reaction, Vj Day, US, Special Collections, Famous Picture, Special Collections, 20th Century Select, TIMEINCOWN


Segundo a Agência Reuters "A identidade da enfermeira na foto não ficou conhecida até o final dos anos 1970, quando Shain escreveu ao fotógrafo dizendo que ela era a mulher da foto tirada no dia 14 de agosto na época em que trabalhava em um hospital da cidade de Nova York. A identidade do marinheiro continua controversa e desconhecida."

Edith Shain, a enfermeira, morreu em 20/06/2010, aos 91 anos, em sua casa - Los Angeles/California.

sábado, 27 de outubro de 2012

IT'S TOO LATE - CAROLE KING

Esta é do tempo em que eu era escoteiro.
É a terceira faixa do LP Tapestry, de 1971, álbum que figurou durante quinze semanas no topo das paradas de sucesso dos EE.UU. e rendeu à autora quatro Grammy: Álbum do Ano; Melhor Performance Vocal Pop; Gravação do Ano (It's Too Late); e Canção do Ano (You've Got a Friend).

YouTube - Enviado por LiveSessions em 11/10/2010
Singer Songwriters at the BBC


BONDINHO

Praia Vermelha, Rio de Janeiro, 1908. Durante a comemoração do centenário da abertura dos portos da cidade do Rio de Janeiro, ordenada por D. João VI, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos (Cantagalo, 1860 — Rio de Janeiro, 28/07/1939) olhou para cima e imaginou a construção de um caminho aéreo entre os morros da Baía de Guanabara. O objetivo óbvio era promover uma vista privilegiada da cidade, o que atrairia turistas de todas os lugares. Talvez de todos os lugares do mundo.

Com o apoio do governo e um capital inicial de 360 contos de réis, ele fundou a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e deu sequência ao projeto, cuja execução, que mobilizou centenas de operários, começou em 1910 e durou dois anos, consumindo uma verdadeira fortuna - algo em torno de 2 milhões de contos de réis.

A ligação entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, com 575 metros, foi inaugurada em 27 de outubro de 1912, mas ainda faltava unir o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Quase 3 meses depois, em 18 de janeiro de 1913, foi inaugurado o trecho final do trajeto, com extensão de 750 metros.

Como foi feito

Uma equipe de mais de 100 operários-alpinistas foi designada para levar as peças de um guincho manual e demais equipamentos que, juntos, pesavam cerca de 4 toneladas, até o alto do morro da Urca. Enquanto isto, lá embaixo, outra equipe de operários rasgava a floresta, arrastando um cabo de aço até a base do morro. O guincho montado pelos alpinistas no alto do morro serviu para puxar, com uma corda, a ponta do cabo de aço que lá foi ancorada, passando a servir, dali por diante, como um elevador de carga de todas as peças necessárias para a montagem da estação da Urca.

Da Alemanha vieram dois bondinhos construídos em madeira maciça que foram içados e acoplados às suas bases (os cabos de aço de ida e volta) por guindastes. Projetados para transportar 24 pessoas de cada vez, os bondinhos alemães permaneceram em atividade até o início da década de 1970, quando o projeto foi ampliado e novos teleféricos foram adquiridos pela Companhia. A capacidade de transporte dos bondinhos - que ao invés de dois, agora seriam quatro - subiu para 75 pessoas em cada um.

Foto acervo da Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar


Em 29 de outubro de 1972 os bondinhos, que ainda hoje estão em atividade, começaram a funcionar.

As normas internacionais de segurança recomendam que a cada 30 anos os cabos de transporte dos bondinhos sejam substituídos. Assim, em 31 de março de 2002, o complexo foi fechado não só para a troca dos oito cabos de sustentação do sistema, mas também para reformas gerais nos próprios bondinhos, nas lojas localizadas nos morros, na iluminação, nos complementos paisagísticos, etc.


A reinauguração do transporte teleférico Praia Vermelha/Urca/Pão de Açúcar e retorno ocorreu em 14 de junho de 2002. De lá para cá, considerando a média de 2.500 pessoas transportadas por dia, cerca de 9,5 milhões de passageiros utilizaram os serviços da Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que deu tão certo, que está no ramo desde o começo de tudo.

Para saber mais, entre no site do bondinho.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OLÍMPICO TOTAL

Entre 1977 e 1980 o Grêmio FBPA, sob a gestão do presidente Hélio Dourado, dedicou-se a completar o anel superior do seu estádio, então chamado simplesmente de Estádio Olímpico.

Denominado durante o projeto e obras de "Olímpico Total", o estádio foi reinaugurado em 21 de junho de 1980, logo após o término do campeonato brasileiro, com um amistoso* contra o CR Vasco da Gama. A partir daí passou a ser conhecido como Estádio Olímpico Monumental.

* O jogo terminou com vitória do Grêmio por um a zero - gol de Baltazar.
Foto reprodução

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DOLCE FAR NIENTE

2012, 14 de julho. Enquanto as feiras de artesanato e comércio da cidade do Rio Grande transcorriam normalmente no horário pós-almoço, o reservado da Rádio Nativa, àquela altura ainda não ocupado pela equipe da emissora, era o lugar mais tranquilo para quem não quisesse fazer nada.

Que o diga o cachorrinho. Alheio ao barulho e ao movimento, pegou no sono tão logo se empoleirou na poltrona que estava ali convidando pessoas, animais ou coisas a se instalarem sobre ela.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LINHA DE MONTAGEM

Não imaginavam, William e Mary - ele irlandês, nascido no condado de County Cork, em 1826, e ela, filha de imigrantes belgas, nascida em Detroit, Michigan, e 13 anos mais jovem do que o marido - que seu primogênito Henry estava destinado a perpetuar o nome da família, que viria a se transformar em uma das mais famosas marcas de automóveis de todos os tempos.

Henry Ford (Detroit/Michigan/USA, 30/06/1863 - Dearborn/Michigan/USA, 07/04/1947) foi o primeiro empresário a aplicar o método da montagem em série que resultou na produção de vários automóveis em menor tempo e com menor custo.

Na foto acima, publicada na revista americana The Literary Digest, em 07 de janeiro de 1928, os operários da Ford Motor Company trabalham na linha de montagem. O automóvel da frente parece ser um Modelo A/Tudor Sedan.

sábado, 20 de outubro de 2012

AQUECIMENTO GLOBAL E COMENTÁRIOS RELEVANTES


O mar congelado na Antártica bate recorde. Cadê o aquecimento global?


O Ártico no Polo Norte bateu o recorde de derretimento no verão. Este ano caminha para fechar como o mais quente da história. Foi o verão mais escaldante no Hemisfério Norte. Por outro lado, do lado de cá do mundo, surgem outras notícias. Os pinguins da Antártica não devem estar tão preocupados agora. O mar congelado que cerca a Antártica, no Polo Sul, bateu o recorde de extensão no inverno. A camada de gelo flutuante (que aparece em branco na imagem acima) chegou a 19,44 milhões de quilômetros quadrados em 2012, segundo o Centro Nacional de Neve e Gelo (NSIDC), dos Estados Unidos. O recorde anterior, de 2006, era de 19,39 milhões de quilômetros quadrados.
O mapa acima mostra a maior extensão já registrada. Foi feito a partir de imagens de satélite. A área em cinza escuro é de terra firme. O cinza claro são as geleiras que saem da terra firme, mas estão flutuando.
O que houve com o aquecimento global? O recorde na Antártica indica que a Terra não está esquentando? Não é bem assim. Primeiro, embora seja um recorde, a extensão de gelo atual não está tão distante da média. A linha amarela mostra a média da extensão de gelo nos meses de setembro entre 1979 e 2000. Em alguns lugares, especialmente no Mar de Bellingshausen, o gelo este ano está menor do que a média histórica.
O gráfico abaixo mostra a oscilação da extensão de gelo flutuante na Antártica. Aparentemente, há um aumento ligeiro nas últimas décadas.










Em comparação, o histórico do Ártico é bem claro. A calota polar está desaparecendo década após década no verão. Este ano o Polo Norte bateu mais um recorde histórico de pouco gelo no verão. O gráfico abaixo mostra a retração no gelo ártico desde 1979. A linha preta é a variação na extensão do gelo, ano a ano. A linha azul mostra a tendência.























Segundo os cientistas, o inverno com muito gelo na Antártica e o verão com pouco no Ártico são fenômenos distintos. Para os pesquisadores Claire Parkinson e Donald Cavalieri, da Nasa, agência espacial americana, os hemisférios da Terra têm uma grande variabilidade de um ano para o outro. Pode haver mais gelo num e menos no outro. Ou mais gelo em ambos. E menos gelo em ambos”, afirmam. “Apesar disso, as tendências de longo prazo são claras: a magnitude da perda de gelo no Ártico excede consideravelmente os ganhos na Antártica.”
Para os pesquisadores da Universidade do Colorado, que fazem parte da equipe do NSIDC, comparar as tendências de gelo do verão e do inverno em dois polos é problemático porque são dois processos diferentes. “Durante o verão, o gelo flutuante derrete e a superfície escura do mar aumenta o aquecimento. No inverno, há outros fatores, como nevascas no gelo e o vento. Pequenas alterações na extensão do gelo no inverno são um sinal mais ambíguo do que a perda de gelo no verão. A expansão do gelo no inverno da Antártica pode ser efeito de variações nos padrões de vento e queda de neve. Já o declínio do gelo no Ártico é mais ligado ao aquecimento global”, escrevem os pesquisadores no blog do NSIDC.

(Alexandre Mansur)

Comentários para “O mar congelado na Antártica bate recorde. Cadê o aquecimento global?”

  1. Douglas B.:
    Será que isso tem alguma relação com as massas de ar frio que não param de chegar no Brasil, mesmo o inverno tendo acabado e estando no meio de outubro?
  2. Juca Pato:
    ccccc…. Curioso como a mídia (e a ciência mainstream) se comporta sempre na defensiva. Qualquer dado que suporte minha pré-disposição em acreditar no que quero, será bem-vindo e potencializado. Ó, tá vendo? Eu não disse? Agora: quando há dados que podem sugerir o contrário do quero crer, bem, aí a conversa é diferente. “Não, veja bem, há diversos outros fatores que podem influenciar esse fato”. Qualquer verãozinho: óóó, é o aquecimento global, o AGA, tá vendo? Mais gelo no HS, no entanto, deve ser, bem, naturalmente por outros motivos. Nada a ver com a temperatura da terra né, claro. Aconteça o que acontecer, surjam os dados que surgirem, a teoria do aquecimento global nunca terá um arranhão sequer. Afinal, já tá mais pra religião do que pra ciência né? A proposito, recomendo dar uma olhadinha nos estudos da Geophysical Review Letters. Essas estatísticas e estimativas que temos sáo por amostragens paupérrimas. Esudos de sensoriamento remoto com estatística mais refinada e mais prudente sugerem um cenário bem diferente. Sem entrar no mérito das respostas eletromagnéticas da ionosfera diante de aquecimento ou resfriamento. Blablabla. Mas continuemos pregando a crença conveniente..
  3. Nilson de Simas:
    Existe um profissional brasileiro especialista nesta área, ele já deu diversas entrevistas televisivas, não lembro o seu nome, ele afirma e ostenta argumentos consistentes, dizendo que a Terra está passando por ciclos naturais e que a intervenção do Homem é pífia e insignificante em suas alterações. Logo, de pronto percebe-se que há interesses outros por trás desta falácia de aquecimento.
  4. José:
    O nome do especialista brasileiro é Luis Carlos Molion.
  5. ka:
    Essa aparente contradição entre o que acontece nos os dois polos, é muito polêmica, como ficou claro no artigo. Eu gostaria de sugerir mais um dado – que não está sendo levado em conta – que é a precessão do eixo terrestre. Isto causaria uma inclinação mais, ou menos, pronunciada em relação ao Sul e ao Norte.
  6. J.E.NARDINI:
    EXISTE UMA TEORIA,ACEITA POR VÁRIOS CIENTISTAS, QUE AFIRMAM E COMPROVAM QUE DEVERÁ HAVER UMA NOVA ONDA GLACIAL, AFETANDO PRINCIPALMENTE A EUROPA, QUE É REFRIGERADA PELAS ÁGUAS QUENTES DA CORRENTE DO GOLFO. COM A INTERRUPÇÃO DO FLUXO NORMAL DESTA CORRENTE, HAVERÁ O DESEQUILÍBRIO NO CLIMA DA EUROPA, TORNANDO-A MAIS GELADA, COMO O CANADÁ, QUE ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO NO GLOBO TERRESTRE.
  7. Rafael:
    Este tipo de notícia é apenas de caráter informativo. O que é a variação do gelo de um ano para o outro em um período de 30000 anos. Não existe aquecimento solar, existem ciclos naturais de aumento e diminuição da temperatura. O homem não afeta o clima de maneira macro. Quem manda no clima do planeta é o sol, as correntes marítimas e as massas de ar, e só. Ainda nem de perto somos deuses.
  8. Roberto Theodosio Brandão:
    Existem interesses inconfessáveis em torno de meio ambiente, aquecimento global,etc. O Prof.Dr.Luiz Carlos Molion (Universidade Federal de Alagoas – UFAL está corretíssimo.
  9. Celso Moessa:
    O que manda no mundo chama-se dinheiro e poder…
    .......................................................................................................................................
    Esta postagem é cópia fiel da reportagem publicada na revista Época 

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...