segunda-feira, 1 de julho de 2019

O ECLIPSE DE 1966 - BAGÉ, RS


E já que comentam os noticiários sobre o eclipse total do Sol, de 02 de julho de 2019, sobre o Vale do Elqui, no Chile, lembro que em 12 de novembro de 1966 também ocorreu um eclipse total do Sol. Naquela oportunidade o fenômeno pôde ser visto da melhor forma em Alegrete e Bagé, que estavam no centro da faixa de abrangência, e nos municípios de Rosário do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão, Arroio Grande e Rio Grande. A Lua começou a encobrir o Sol a partir das 10h20 (hora local), e enquanto as galinhas se recolhiam aos poleiros, imaginando estar chegando a noite, veio a escuridão total, que durou uns 2 minutos e ocorreu em torno das 11h00.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QoVm6IYzqb8
No dia anterior (Sexta-Feira) a mãe conseguiu – não sei onde – três ou quatro placas de vidro, do tipo usado em análises microscópicas. À noite, desse mesmo dia, acendeu uma vela e enfumaçou as placas, tornando-as escuras, como se as tivesse pintado de preto. Deixou-as secar até o outro dia de manhã, dia do então, próximo, muito comentado e esperado, eclipse total do Sol. A partir das 10 da manhã do Sábado, 12, eu já estava a postos, no pátio da casa localizada na Rua Caetano Gonçalves, 815, em Bagé, com a placa de vidro escurecido na mão, e torcendo para que as nuvens, não muito espessas, que de vez em quando encobriam o Sol, se afastassem de vez. 

Deu tudo certo no final.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...