terça-feira, 27 de abril de 2010

A IMIGRAÇÃO JAPONESA

1908, 27 de abril. Nessa data partiu do porto de Kobe (Japão) o navio Kasato Maru, transportando centenas de pessoas com destino ao Brasil.

O desmedido crescimento populacional no Japão, aliado à necessidade que tinha o Brasil de contar com a mão-de-obra de pessoas que estivessem dispostas a cumprir [sem reclamar] árduas jornadas de trabalho, induziu os governos brasileiro e japonês a selarem um acordo de imigração. Os japoneses viriam, principalmente, para trabalhar nas lavouras de café.

[Algo me diz que isso nada mais era do que trabalho escravo].

Em 18 de junho, 781 imigrantes japoneses desembarcaram no porto de Santos. Segundo dados registrados na época, 210 se fixaram nas fazendas de café, 102 foram para a cidade de São Paulo, 110 permaneceram em Santos, 159 arrumaram emprego na construção de estradas de ferro, 160 emigraram para a Argentina e 7 faleceram. Jamais se soube onde foram parar os 33 indivíduos restantes.

As 210 pessoas que fixaram residência nas fazendas formaram 72 famílias. Com o passar dos anos, ainda antes da primeira guerra mundial, outros 15 mil japoneses chegaram ao Brasil, e depois, entre 1918 e 1940, pesquisas contabilizaram que mais de 160 mil nipônicos haviam se deslocado para o Brasil.

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) trouxe prejuízos aos japoneses que aqui viviam porque o Brasil declarou guerra aos países do Eixo [Berlim-Roma-Tóquio], ou seja, o Brasil também entrou em guerra (pelo menos teórica) contra o Japão. Foi proibida então a imigração japonesa, e o governo brasileiro passou a boicotar a presença dos nipônicos e seus descendentes, inclusive com a proibição do uso da língua japonesa e quaisquer manifestações culturais que fizessem referência ao seu país de origem.

Ao final da guerra tudo voltou ao normal, o que dá [hoje] ao Brasil o orgulho de ter em suas terras o maior contingente de japoneses vivendo fora do Japão.

Para saber mais sobre a imigração japonesa, siga o link.

Acima, o Kasato Maru ancorado no porto de Santos (junho de 1908).

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...