Dezembro de 1939. Acreditando que uma força inimiga muito superior estava à sua espera em alto-mar, o Capitão Hans Langsdorff, comandante do encouraçado alemão Graf Spee resolveu afundar seu próprio barco nas proximidades de Montevideo, Uruguay.
O Graf Spee era o mais leve e o mais rápido navio de guerra de sua época e, comparado a outros de sua categoria, era muito superior em poder de fogo. O navio deixou a Alemanha dias antes do início da II Guerra com a missão de afundar cargueiros ingleses e atrair a Marinha inglesa para o Atlântico Sul. Depois de afundar nove embarcações em quatro meses, inclusive em águas brasileiras, em 13 de dezembro foi localizado por uma esquadra de três navios ingleses próximo à entrada do Rio da Prata. Na batalha que se seguiu, o Graf Spee danificou uma das embarcações inimigas, mas também foi atingido e entrou no Rio da Prata numa tentativa desesperada de ganhar tempo para que fossem efetuados os reparos necessários. Com 36 mortos a bordo, o capitão Langsdorff pediu autorização ao governo uruguaio para aportar em Montevideo. O Uruguay, como país neutro, concedeu-lhe 72 horas de estadia, período suficiente para os ritos funerários dos camaradas que pereceram em batalha. Não haveria tempo para efetuar os reparos na embarcação.
As ordens [recebidas diretamente de Adolf Hitler] eram para voltar a alto-mar e lutar até a morte. Diante dessa perspectiva, o capitão, julgando ser inútil o sacrifício de quase novecentos homens, partiu do porto de Montevideo [com um mínimo de tripulantes] às 17:30 horas do dia 17 de dezembro, e colocando toda a munição pronta para explodir com a detonação dos torpedos que tinham dispositivos de tempo, retirou-se, lançando mão de barcos salva-vidas. Em seguida fortes explosões partiram o casco em dois, encalhando-o [a 8 metros de profundidade] no fundo do estuário do Rio da Prata.
Três dias depois, em Buenos Aires, o capitão Hans Langsdorff, por sua honra, suicidou-se com um tiro na cabeça.
A tripulação pediu asilo no Uruguay e na Argentina, e muitos só voltaram para a Alemanha após o fim da guerra, ou nem isso.
Recentemente, em 09 de fevereiro de 2004, foram iniciadas as operações para resgatar os destroços dessa legendária máquina de guerra que foi lançada em 1934 com: 186 metros de comprimento; capacidade máxima para 16.023 toneladas; velocidade máxima de 28,5 nós; autonomia de 28.000 Km; tripulação inicial de 1.150 homens.
Na foto [de 1936] o panzershiffe Admiral Graf Spee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário