segunda-feira, 26 de abril de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SANTANA DO LIVRAMENTO

Foto: Daniele Delgorucov

Este é o prédio da antiga estação ferroviária de Santana do Livramento, RS, abandonado desde o final das atividades da RFFSA, na década de 1990. Ele corre o risco de desabar em função de problemas estruturais causados pelas intempéries, por danos causados por pessoas de má índole e, evidentemente, pela falta de manutenção.
Uma luz no fim do túnel surgiu, e pode não ser uma locomotiva vindo de encontro às aspirações dos que são apaixonados por prédios históricos e [especialmente] pela história do transporte ferroviário gaúcho. A construção, inaugurada em 1910, e que operava com transporte de passageiros e cargas para vários pontos do Estado, pode vir a ser restaurada através de um projeto do Instituto América Latina Logística, da própria empresa detentora dos direitos de exploração das linhas férreas nesta área específica. As obras foram avaliadas em R$ 1.700.000,00, valor que poderá ser obtido através da Lei de Incentivo à Cultura. A prefeitura de Livramento pretende instalar no local um polo de difusão turística e cultural.

À esta altura dos acontecimentos não sei em que patamar se encontram o projeto, a arrecadação de fundos e as obras para recuperação do referido prédio. Aguardo comentários se alguém tiver notícias mais atualizadas a respeito desta matéria.

Fonte: jornal Correio do Povo- Porto Alegre, RS.

Posted by Picasa

Um comentário:

Unknown disse...

Meu bisavô foi chefe de estacão neste prédio, onde morou com sua famílio nos anos de 1930. Era Ernesto Joaquim dos Anjos. Minha vó, Aracy Teixeira dos Anjos contava muitas histórias desta estação, tinha relatos de que era “mal assombrada”. Bons tempos!

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...