segunda-feira, 29 de novembro de 2010

JOGO DOS ERROS


Foto original: Mauricio Val / VIPCOMM

Olhe para estas fotos [do jogo Flamengo vs Cruzeiro, em 28/11/2010] e perceba a diferença. Está claro que ambas são, na verdade, uma só. A diferença é que na primeira delas os patrocínios nas camisas dos atletas sumiram. Sumiram porque eu os retirei para mostrar que propaganda em camiseta de futebol é o que há de mais horripilante em matéria de poluição visual.
Os anúncios publicitários, se são imprescindíveis como ajuda financeira para os clubes, na verdade esculhambam os uniformes das equipes.

Bem que os tais anúncios de patrocinadores poderiam se limitar às placas ao redor do campo de jogo, aos bonés dos técnicos, aos agasalhos dos atletas e aos adesivos nos ônibus das delegações.

Penso que as camisas oficiais deveriam ser livres de quaisquer tipos de propaganda. Os patrocinadores ainda não se deram conta que não faz nenhuma diferença escrever [ou não] o nome dos seus produtos nas camisas, e os dirigentes dos clubes também não perceberam que faz [sim!] toda a diferença manter a camiseta do clube "limpa", principalmente por causa dos torcedores que vão poder apreciar, de verdade, o uniforme do seu clube e [o dos adversários também]. Fica mais bonito o espetáculo!

Quem nasceu a partir da década de 80 nunca viu o seu time do coração entrar em campo com uma camisa original só com o escudo do clube, e sem mais nada escrito ou desenhado. Seria muito bom se um dia a dignidade dos "mantos sagrados" de cada um dos grandes clubes brasileiros pudesse ser resgatada, e que esses gloriosos uniformes pudessem ser apreciados novamente, na plenitude da sua originalidade.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...