sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ESTAÇÃO AGROCLIMATOLÓGICA DE PELOTAS

Esta é a Estação Agroclimatológica de Pelotas, mantida pelo convênio EMBRAPA/UFPel e o Instituto Nacional de Meteorologia.

Às três e meia da tarde, o dia ensolarado e quente nem se esforçou para mostrar que o mês de agosto requer umas roupas mais pesadas. Eu me cuidei dos bichos rastejantes, as [cobras] Cruzeiras, também chamadas de Urutus, que andam por estes lados. Podia ser que também elas, por causa do calor, resolvessem sair um mês mais cedo das suas tocas. Nunca se sabe.

No pátio da estação dá para ver alguns dos instrumentos para obtenção dos dados meteorológicos. Dentre eles, em primeiro plano, acima, um Tanque Classe A (modelo americano), feito com chapa de ferro galvanizado com 1,21 m de diâmetro e 0,255 m de profundidade, que mede a evapotranspiração. A água é mantida sempre entre 0,05 4 0,075 m abaixo da borda do tanque para evitar derramamento pela ação do vento.

Nesta tomada dá para notar outros instrumentos espalhados, convenientemente, pelo pátio, dentre eles um Piranômetro que mede a radiação solar global. Lá atrás, um Abrigo Meteorológico (a casinha palafitada). No seu interior deve ter: um Termômetro [de mercúrio] de Máxima, que registra a temperatura máxima do dia; um Termômetro [de álcool] de Mínima que registra a temperatura mínima; um Termômetro [de mercúrio] para medir a temperatura do ar; um Termômetro [de mercúrio] de Bulbo Úmido, para medir a temperatura no estado de saturação do ar; um Termohigrógrafo [cujo elemento sensível é composto por uma haste de metal e mechas de cabelo] para registrar a temperatura e a umidade relativa do ar; um Evaporímetro de Piché, para medir o poder evaporante do ar.

Sobre a laje do prédio repousam: um Anemômetro (a antena com as conchas), para medir a velocidade do vento; um Anemógrafo para registrar a velocidade e a direção do vento (acoplado lá dentro do prédio à antena com as conchas); um Heliógrafo e um Actinógrafo (bem à esquerda), que registram o número de horas de insolação e o valor instantâneo da radiação solar, respectivamente.
Lá dentro, além do Anemógrafo, deve ter um Barômetro, que mede a pressão atmosférica instantânea e um Barógrafo, que vai registrando a pressão [ao longo do tempo] em um gráfico.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...