quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ANDREA DORIA

1956, 25 de julho. Às 23.10 h desse dia, o MS Stockholm, um navio de passageiros sueco-americano, abalroou por estibordo o SS Andrea Doria, num ângulo de quase 90º, rasgando-lhe cerca de 25 m de casco. O impacto produziu, de imediato, 5 mortes no Stockholm e 46 no Andrea Doria.
O flagrante de William H. Thomas, obtido no amanhecer do dia 26, mostra o Andrea Doria muito adernado para a direita, já prestes a afundar. Aparentemente, não havia mais ninguém a bordo.
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Tendo partido de Gênova (Itália) em 17 de julho, o Andrea Doria fez uma parada [de poucas horas] em Cannes, na Riviera Francesa. Depois rumou para sudeste em direção à Nápoles (Itália), onde chegou no dia seguinte. De lá cruzou parte do Mediterrâneo rumo ao estreito de Gibraltar [onde chegou no dia 20], rumando dali em direção à Nova York.
Construído em Gênova e lançado ao mar em 1951, o navio, com 197 metros de comprimento e 27 metros de largura, tinha acomodações para 1241 passageiros e 575 tripulantes, e capacidade para deslocar 29083 toneladas.
Na noite de quarta-feira, 25 de Julho, a embarcação navegava sob intenso nevoeiro rumo ao porto de Nova York sob o comando do Capitão Piero Calamai, com 1134 passageiros a bordo e 572 tripulantes. O Stockholm havia partido desse mesmo porto às 11:30 h da manhã, rumo a Gotenburgo, sob o comando de Harry Gunnar Nordenson, com 747 pessoas a bordo. Esse barco [com 164 metros] apesar de ser menor do que o Andrea Doria, tinha uma proa muito reforçada, especializada em quebrar gelo.
Devido à corrente, o Stockholm estava 20 milhas fora de sua rota e continuava a desviar-se para o norte, indicando um possível cruzamento do seu estibordo com o estibordo do Andrea Doria. Um oficial de serviço a bordo do Stockholm, errou ao interpretar os dados do radar. Deduziu que o outro navio se encontrava a 12 milhas de distância, numa escala de radar de 15 milhas, quando na realidade os navios distavam um do outro apenas 4 milhas, numa escala de 5 milhas. Com base na sua estimativa [errada], esse oficial calculou incorretamente a sua trajetória [sempre para o sul] tentando regressar à sua rota original, indo de encontro ao barco italiano. O Comandante do Andrea Doria, instantes antes do impacto, tentou desviar-se para bombordo, mas a colisão já era inevitável, uma vez que o Stockholm continuava a virar para estibordo.
O Andrea Doria fez água durante dez horas, adernando para estibordo até ficar completamente deitado. Às 10:09 horas da manhã do dia 26 de julho, o transatlântico italiano desapareceu da superfície do Oceano Atlântico, indo repousar a 72 metros de profundidade, nas proximidades da ilha de Nantucket, Massachussets. O Stockholm permaneceu no local toda a noite para prestar auxílio aos náufragos. Os oito salva-vidas de bombordo ficaram presos ao casco do navio italiano, dada a impossibilidade de lançá-los à água.

A animação abaixo mostra como pode ter sido o choque.
Observação importante: Desconheço se os horários registrados nas ocorrências acima são referentes ao padrão GMT ou à hora local na costa leste americana, porém acredito que a segunda hipótese seja a verdadeira.

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