Joe Arpaio é o xerife do Condado de Maricopa/Arizona, já há bastante tempo e continua sendo reconduzido a cada nova eleição.
Ele criou a "cadeia-acampamento", que são várias tendas de lona cercadas por arame farpado e vigiadas por guardas, como numa prisão normal.
Entre outras diretivas:
- baixou os custos da refeição para 40 centavos de dólar que os detentos, inclusive, têm de pagar;
- proibiu o fumo;
- não permite a circulação de revistas pornográficas dentro da prisão;
- não permite que os detentos pratiquem halterofilismo;
- montou equipes de detentos que, acorrentados uns aos outros (chain gangs), são levados à cidade para prestarem serviços para a comunidade e trabalhar nos projetos do condado.
Cortou a TV a cabo dos detentos, mas quando soube que TV a cabo nas prisões era uma determinação judicial, religou, mas só entra o Canal do Tempo e o da Disney.
Quando perguntado por que o Canal do Tempo, respondeu que era para os detentos saberem que temperatura vão enfrentar durante o dia quando estiverem prestando serviço na comunidade, trabalhando nas estradas, construções, etc.
Em 1994, cortou o café, alegando que além do baixo valor nutritivo, estava protegendo os próprios detentos e os guardas que já haviam sido atacados com café quente por outros detentos, sem falar na economia aos cofres públicos de quase US$ 100,000.00/ano.
Quando os detentos reclamaram, ele respondeu:
- "Isto aqui não é hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais."
Distribuiu uma série de vídeos religiosos aos prisioneiros e não permite quaisquer outros tipos de vídeo na prisão.
Perguntado se não teria alguns vídeos com o programa do partido democrata para distribuir aos detentos, respondeu que não o faria nem se os tivesse, pois provavelmente essa era a causa da maioria dos presos ali estarem.
Colaboração Maurício Fontana
Nenhum comentário:
Postar um comentário