sábado, 16 de agosto de 2008

UFPEL EM EXPANSÃO


placa comemorativa dos 39 anos da UFPel

A Universidade Federal de Pelotas fez aniversário em 08 de Agosto. Uma placa comemorativa foi inaugurada no, ainda, quase esqueleto do novo campus universitário, implantado sobre as antigas instalações do antigo Frigorífico Anglo, localizado na margem esquerda do canal de São Gonçalo, bem onde o rio faz a curva para a esquerda em direção à Laguna dos Patos. Estão concluídos os trabalhos no interior do prédio destinado à Reitoria. E quero aqui fazer uma referência à dedicação dos Servidores da Pró-Reitoria de Infra-Estrutura da UFPel, orientados e supervisionados pelo competente, e também dedicado, Luciano Ávila dos Santos, Chefe da Seção de Infra-Estrutura, o qual não tem medido esforços para garantir o sucesso das tarefas a ele destinadas. O cara é "fera" e a equipe dele, também, tudo isto com o aval do Pró-Reitor de Infra-Estrutura, Adm. Mário Renato Cardoso do Amaral.


vista frontal do prédio da Reitoria - campus Porto

Aplausos ao espírito empreendedor e à ousadia do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Antonio César Gonçalves Borges que contribui, com este e outros projetos, para a aceleração do desenvolvimento da cidade de Pelotas.

maquete do campus Porto
Preocupa-me, todavia, esta súbita expansão da Universidade Federal, tanto na sua área física quanto na quantidade de alunos. Ouvi dizer que os oito mil alunos da Instituição vão ser multiplicados por três. A UFPel, em um ou dois anos, vai passar a ter vinte-e-quatro mil estudantes, o que significa multiplicar também por três a contratação de Professores em novos cursos que serão criados, e para as Unidades que aumentarem as suas vagas para alunos de graduação, principalmente. O quadro de Servidores Técnico-Administrativos, no momento, deficiente em quantidade, também mereceria a atenção do próximo dirigente máximo da UFPel, uma vez que já se extingüe o período administrativo atual. Mais quatro anos, portanto, para o atual Reitor pode ser o tempo necessário para o ajuste que falta neste crescimento, sem freios, dessa Universidade.


Uma fã e o Magnífico Reitor da UFPel, em seu novo gabinete - campus Porto
É possível, porém, que nem quatro anos bastem para a conclusão das obras implantadas na gigantesca área do antigo Anglo e, como disse um amigo, o complexo se transforme num imenso elefante branco. É possível também que um novo Reitor seja nomeado em 2009 e resolva investir os recursos da Universidade em outras boas idéias.
Ficam aqui algumas incógnitas a serem reveladas daqui a alguns meses, ou anos.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...