terça-feira, 24 de março de 2009

II GUERRA MUNDIAL - WAFFEN SS

1942. Há muito tempo Heinrich Himmler, Reichsführer-SS e chefe da Gestapo (Geheime Staatspolizei) pensava numa SS (Schutzstaffel) integrada por estrangeiros. Mas o seu entusiasmo, puramente romântico, só admitia o alistamento de tipos nórdicos puros que deveriam ser fiéis, não às suas pátrias, mas ao idealismo confuso e impreciso do próprio Himmler.

Cartaz de recrutamento das Waffen SS na Bélgica e na França: "Com teus camaradas europeus, sob o signo das SS, tu vencerás" - estava escrito.

A adesão de 6.000 dinamarqueses, 4.000 finlandeses, 8.000 noruegueses, e apenas 300 suecos, não era um número suficiente para os esforços de guerra, por volta de 1942. O desespero para engajar reforços na frente russa e a não liberação, por parte do exército, de voluntários alemães nativos (Reichsdeutsche), forçou a SS a buscar novos recrutas, descendentes diretos de alemães (Volksdeutsche), em outros países da vizinhança. No final das contas a convicção de Himmler cedeu lugar à necessidade pura e simples. Assim, voluntários que normalmente seriam “inaceitáveis” para os padrões do seu delírio racista, foram alistados nas Waffen SS e a exigência de que essa tropa de elite fosse composta por cidadãos com comprovada origem germânica, ficou bem longe de ser cumprida.

Voluntários flamengos prestam juramento de lealdade ao Führer- junho de 1942.

Albaneses, armênios, bósnios, britânicos, búlgaros, caucasianos, cossacos, croatas, eslovenos, espanhóis, estonianos, flamengos, franceses, georgianos, gregos, holandeses, húngaros, indianos, italianos, letões, lituanos, quirguizes, romenos, russos, sérvios, suíços, tártaros, tchecos, turcos, ucranianos, galicianos, rutenos, usbeques e valões, totalizaram 366.500 voluntários estrangeiros, sem contar os 300.000 alemães raciais de alguns dos países supracitados.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...