quinta-feira, 12 de março de 2009

O SOBRADO


Arrimado à la pared, o tio Caio. O registro é de 27/01/2001, às 11:15 horas.

Projetado e construído por iniciativa de Aniceto Elias Fontana, entre 1920 e 1922, o sobrado em destaque- acima- foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul no início desta década. Ele pertenceu à família Fontana até o ano de 2004 e está localizado na cidade de Rio Pardo, RS.
Dificuldades financeiras eram as alegações dos herdeiros para justificarem o mau estado do prédio que abrigou três gerações de uma mesma família. As desculpas desse tipo, infelizmente, eram verdadeiras. Porém acho que faltou [de todas as partes envolvidas] um pouquinho de zelo pelo patrimônio que, muitos anos depois, viria a se tornar histórico.

Tombado e, logo em seguida, adquirido por um terceiro, o sobrado foi reformado [interna e externamente] "como manda o figurino" e hoje exibe a sua imponência na esquina da Rua Matheus Simões (NE) com Arthur Falkenback (NW). As fotos, abaixo, mostram o resultado do excelente trabalho de restauração do referido prédio.

O Sobrado - vista Norte


O Sobrado- vista Sudoeste


Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

Descaso é até uma gentileza! Durante décadas a única manutenção que vi foi de uma pintura rosa com que permaneceu até sua venda (torra!). Cumpre-me chamar a atenção do honorável blogueiro quanto a certeza sobre seu tombamento, pois até 02/2002 ele apenas constava da lista dos tombáveis pelo IPHAN. Sorte não ter antes tombado literalmente.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...