sexta-feira, 6 de junho de 2008

O "DIA D" É HOJE

The Longest Day [O Mais Longo dos Dias], USA, 1962, e Saving Private Ryan [O Resgate do Soldado Ryan], USA, 1998, são duas produções cinematográficas capazes de dar a quem não estava lá, no “Dia D”, a exata dimensão do que foi a invasão aliada ao continente europeu a partir do norte da França, a qual abreviou, segundo os entendidos no assunto, em muitos meses, ou anos, a duração da Segunda Guerra Mundial.

“O Mais Longo dos Dias” apresenta um grande elenco de artistas consagrados na época (1962) e outros anônimos que viriam a ser reconhecidos mais tarde também como grandes estrelas. Os “anônimos” que eu identifiquei e ainda consigo lembrar são o Clint Eastwood e o Charles Bronson, que nem estão relacionados nos créditos. Entre os grandes astros aparecem, John Wayne, Robert Mitchum, Henry Fonda, Richard Burton, Sean Connery, George Segal, Robert Wagner, Robert Ryan e Paul Anka.

Tom Hanks é o Capitão John Miller Jr., em “O Resgate do Soldado Ryan”, e comanda um pelotão de oito homens, cujo objetivo é localizar e resgatar com vida o soldado James Francis Ryan (Matt Damon), único sobrevivente dentre quatro irmãos, o qual deve, em função dos princípios de guerra americanos, voltar para casa.

Voltando à vida real, todo mundo conhece essa parte da história, cujo ponto culminante é o desembarque de americanos, britânicos, canadenses, franceses e outros, nas praias da Normandia, sob mau tempo e levando chumbo grosso, há exatos 64 anos, porém o registro do aniversário desse acontecimento é importante fazer.

O link abaixo, por exemplo, permite obter mais detalhes sobre essa fase do conflito.
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao007/capa.shtml

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...