quinta-feira, 17 de julho de 2008

LIBERDADE

O que é liberdade, senão a busca incansável do ser, ou então o abandono de barreiras, tabus, elos que encarceram o homem em suas próprias entranhas, sedentas por um mundo de opção espontânea, mundo de sonhos providos das profundezas da alma. O saber usar a liberdade com responsabilidade, nos compromete com o avançar o sinal verde na faixa de segurança, permitindo o tráfego de todos num momento de sincronismo dentro de cada consciência responsável. Todos desejamos de forma voraz e ardente sermos devorados, acariciados e envolvidos eternamente pela sedutora e fugaz liberdade e, irmanados num mesmo querer, dizer:

LIBERDADE

Vem senhora liberdade
Acariciar-me sem medo
Sem esconder-se em segredo
Revelando a pura verdade

Vem cavalgando pelos ares
Pelos ventos, vem sossegada
Com delírios e olhares
Embriagada, sempre desejada

Traz suas mãos atrevidas
Lábios rosados, de veludo
Aforagr-me de êxtase desnudo
Envolvendo todo ser de vidas

Donzela liberdade emana
Seu gingado que flui delicioso
A todos fascinados irmana
No imenso querer fastigioso

Livre, liberta, liberdade
Doce, delicada musa
Traz nas asas saudade
Sua presença terna abusa

Tênue rastro de alegria
Vastidão do despertar liberto
Raro matiz de nostalgia
Verde que surge em pleno deserto.

Janete Franco.


Janete Franco é Poetisa e Educadora - professora de Educação Física em Rio Pardo, RS. É uma grande amiga da nossa família e faz aniversário hoje.

O texto acima, em prosa e verso, é de sua autoria e foi publicado no jornal A Folha, da cidade de Rio Pardo, em 06 de julho de 1986. A foto, relacionada à sua formatura, também foi publicada no mesmo jornal em dezembro de 1987. Dizia a legenda: "Formou-se em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, no dia 12 de dezembro de 1987, mais uma rio-pardense, JANETE FRANCO, filha de Antônio Franco e Tereza de B. Franco".

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...