quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PLUTO VAI À GUERRA

Pluto, criado [e assim chamado] por Walt Disney em 1931 para ser o mascote do Mickey Mouse, tinha só 8 (oito) anos quando a Alemanha invadiu a Polônia, em 1939. Nem imaginava que alguns anos depois poderia ser convocado para a guerra que se espalhou pelo continente europeu, norte da África e alguns pontos da Ásia. Assustou-se quando os jornais americanos publicaram o seu nome, enfatizando que "o Pluto é um dos acréscimos mais importantes para que os aliados vençam o conflito".

Apesar do susto, o fiel companheiro do Mickey ficou muito orgulhoso de poder servir à pátria e ficou aguardando, ansioso, um chamado que nunca veio.
Seu dono Mickey, estranhando o comportamento do amigo que mal se acordava de manhã e já colocava o capacete e a coleira do exército, perguntou ao Pluto o que estava acontecendo. Depois de mostrar seu nome escrito no jornal em letras garrafais- "PLUTO"- o mascote não pode esconder sua decepção quando Mickey explicou que "PLUTO", na verdade era um acrônimo escrito "P.L.U.T.O." e que significava Pipe Line Under The Ocean (em português: tubulação sob o oceano).
Em 1942, bem antes do dia D, os ingleses imaginaram fazer uma adaptação ao cabo telefônico submarino [que ligava a Inglaterra à França], transformando-o em uma tubulação destinada a transportar gasolina da ilha para o continente, em função de uma necessidade futura. Em 13 de setembro de 1944 uma ampliação desse sistema fez com que o combustível transportado chegasse até Chartres, bem além do litoral francês, com o objetivo de diminuir as paradas dos tanques e caminhões americanos [por falta de gasolina] durante o avanço da retomada da França. Apesar desta providência, o sistema não obteve grande êxito porque em Chartres a gasolina era posta em galões metálicos, os quais eram carregados em caminhões que os transportavam até a linha de frente, para abastecer outros caminhões, Jeeps e tanques. A maioria dos soldados americanos, afoitos e em clima de grande tensão, usavam o combustível e jogavam fora as preciosas latas de [20 litros], ao invés de acondicioná-las de volta ao caminhão de transporte, para que fossem usadas de novo. Isso comprometeu o esquema de abastecimento americano que entrou, muitas vezes, em colapso por falta de galões para armazenar a gasolina transportada via P.L.U.T.O.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...