quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MOTOGÁS

Transportar botijões de gás de cozinha em motos é perigoso devido à maior probabilidade de acidentes com esse veículo. Um botijão de gás de 13 quilos, por exemplo, não possui, no meu entender, uma válvula de segurança adequada para evitar vazamento e uma provável explosão, em consequência disto. Sem um manômetro instalado, não dá para saber a pressão interna do gás sobre as paredes do cilindro, e um vazamento mais forte através da parede externa danificada, provocado por uma queda da moto e, consequentemente, do botijão, pode, em função das faíscas geradas do atrito com o solo, do combustível e bateria da moto [que ficam muito expostos], causar uma explosão.
Ao contrário do que muita gente pensa, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) não tem cheiro. O que se sente quando há vazamento é o odor do Gás Mercaptan- um composto de extrato de animal- que é inserido no recipiente para ajudar as pessoas a perceberem quando há algum vazamento.
Ao que parece o nosso amigo aí [abaixo] não está muito preocupado com a sua própria segurança. A necessidade obriga, e ele está transportando, não 1 (um), mas [talvez] no mínimo 10 (dez) botijões de gás, se levarmos em conta que ele tem que manter a moto equilibrada e que [portanto] deve ter mais uns 3 (três) cilindros pendurados na lateral direita da motocicleta.

Este flagrante sensacional foi obtido pela minha amiga Laura Nunes Vieira, que assim descreveu o que viu:
"A foto do cara na moto eu tirei em janeiro deste ano, voltando para Bagé, ainda no Uruguai. É bem comum ver aquela cena."


Colaboração sinequanon: Laura Nunes Vieira.
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