terça-feira, 22 de julho de 2008

TV DIFUSORA, CANAL 10, PORTO ALEGRE - AS PRIMEIRAS IMAGENS COLORIDAS

No início da tarde de 19 de Fevereiro de 1972 a TV Difusora, canal 10, de Porto Alegre, com imagens ao vivo da XII Festa da Uva em Caxias do Sul, inaugurou oficialmente as transmissões em cores no Brasil, com a presença do Presidente Emílio Garrastazu Médici e o Ministro das Comunicações Higino Corsetti. Creio que pouca gente viu, de fato, as imagens coloridas em casa. Diante das vitrines das lojas, no entanto, vários pares de olhos amontoados procuraram o melhor enquadramento possível para admirar a novidade.
Cartaz da Festa da Uva de 1986.
Fonte: festanacionaldauva.com.br
A partir desse dia algumas séries americanas também passaram a ser exibidas "com as cores vivas do 10", como dizia a chamada comercial da emissora que era acrescida por uma vinheta de uns 3 segundos [que não tem como reproduzir aqui] e um logotipo circular vazado, em forma de leque [cada segmento de uma cor], e dentro, o número 10. A série
fonte: tvacres.com

BATMAN, mostrada de segunda a sexta, à tarde, que tinha "balões" onomatopéicos onde se lia o barulho dos socos e pontapés desferidos [e sofridos] pela dupla Batman & Robin, foi uma das primeiras. E junto com ela vieram outras, tais como:
fonte: tvmagazine.com.br
COMBATE, uma das minhas favoritas, nas sextas-feiras, às 22 horas;
VIAGEM AO FUNDO DO MAR, às 18 horas das segundas, quartas e sextas-feiras; e

fonte: chessville.com

PERDIDOS NO ESPAÇO, com o hilariante Dr. Zachary Smith [que segundo alguns observadores, oscilava entre o gay e o sedutor], também às 18 horas, só que nas terças e quintas-feiras.
Eu passei a acompanhar alguns programas em cores somente a partir de 1974, quando o meu tio João resolveu comprar uma TV colorida para ver a Copa da Alemanha, mas na minha casa as primeiras imagens coloridas só chegaram em 1981. Quem ganhou a concorrência foi uma TV Mitsubishi de 20 polegadas, que até hoje funciona, e que substituiu uma Philips, modelo 550, de 20 polegadas, em preto & branco, adquirida em 1970, uns meses antes da Copa do México.

3 comentários:

MAURÍCIO disse...

Boas lembranças essas.
Também me lembro dessa vinheta Esse é mais um programa com as cores vivas do 10.
Lembro também que vinha um leão dentro de uma "baratinha"(apelido dado aos carros de corrida)e mostrava com a mão o leque e o número 10.
Também demorei a assistir essas séries em cores, por que ter um aparelho desses era artigo de luxo na década de 70.
Lembro que uma vez fui na casa de uma vizinha e a tevê tinha colorações rosa, azul e verde e perguntamos se era em cores.
Na verdade era comum naquela época, comprar no Palácio dos Enfeites um plástico grosso nessas três cores que era colocado no tubo de imagem para parecer colorido. A tevê que tínhamos era uma Piloto adquirida em 1966, quando nasci, e tinha um transformador para controlar as quedas de luz em Canoas,onde até hoje moro.
Enfim, eram coisas daquela época.
Mas acredito que devemos viver cada tempo dentro do seu tempo.
Não acredito que fosse melhor ou pior que hoje, apenas era uma outra realidade e outro momento histórico.
Como na atualidade havia coisas boas e ruins.
No entanto, acredito que a qualidade dos programas decaiu muito.
Sinto falta de um PORTO VISÃO por exemplo. Também das aberturas dos programas que eram mais longas e ouvíamos uma canção completa como VENTO NEGRO, sem a preocupação de apenas apresentar créditos para sobrar espaço comercial.
Algumas séries deveriam estar presentes para as novas gerações como OS WALTONS e PERNALOUCA, entre outras,pois transmitem valores importantes.
Além é claro de manter o que considero importante: a preservação da dublagerm original.
Por ironia o que me desperta interesse hoje é assistir séries antigas em preto e branco como OS MONSTROS.
No entanto sempre almejava uma tevê em cores.

MaGrad disse...

Sérgio, que prazer encontrar esse pedacinho de "túnel do tempo"...
Sou do tempo de Chaparral, Centro Médico e Combat... Encontrar os rostos de Jason e Vick Morrow foi tão bom ...!
Parabén pelo blog !
Abrçs.
MaGrad.

MaGrad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...