quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A PREVISÃO DO TEMPO... FEITA EM CASA

Barômetro Aneróide - aparelho que mede os níveis de pressão atmosférica sem usar mercúrio. Apresenta uma escala internacional em milibares e é compensado para temperatura. Como indicador do nível de pressão inclui um ponteiro de cor negra, tendo também um ponteiro (dourado) de referência de variação, operado manualmente. Inclui na parte traseira um parafuso de calibração. É constituído por uma caixa circular em latão, com uns 130 mm de diâmetro. O mostrador é protegido por um vidro.

Meu amigo Luiz Roberto ganhou de presente um barômetro aneróide, e julgou que com ele era possível prever o tempo, se ia chover ou não ia. Chegou à conclusão que o aparelho estava desregulado porque a leitura dos dados não correspondia à resposta dada pela natureza. Às vezes quando o ponteiro indicava "tempo seco", estava até chovendo.
Ele então me consultou e pediu, se possível, que eu tentasse regular o aparelho e o mantivesse em teste, na minha casa. Assim foi feito, mas expliquei ao Luiz Roberto que o barômetro, apesar de ser um instrumento fundamental para a previsão do tempo, não dá, por si só, um diagnóstico confiável.

Esse instrumento, numa primeira análise, indica a nossa situação em relação ao ciclone ou anticiclone, respectivamente, região de baixa pressão ou de alta pressão. Uma queda de pressão normalmente é sinal de chuva, e uma alta da pressão indica tempo bom. Ao nível do mar a pressão normal é de aproximadamente 760 mmHg = 1013,25 milibares ou hectopascais. Próximo disto [um pouco acima] temos um tempo variável; acima dos 770 mm o regime é anticiclônico e tende a ficar bom; abaixo de 760 mm é chuva na certa. E à medida que o barômetro for mostrando valores mais baixos, pior fica o tempo.

Mas todas as medidas barométricas estão sujeitas a correções relativas à altitude. Se ao nível do mar a pressão esta em, digamos, 765 mm = 1020,00 hPa, a uns 100 metros de altitude ela estará, teoricamente, em torno de 763 mm = 1017,30 hPa, a uns 200 metros o barômetro marcará 761 mm = 1014,6 hPa, e assim por diante. Aqui a pressão está diminuindo 1 mm a cada 50 metros de altura, mas variações maiores são verificadas à medida que as altitudes vão ficando mais elevadas.

Quem está em casa, se não mora quase ao nível do mar, deve verificar a altura relativa do barômetro e as variações da pressão ao longo do dia. Se, por exemplo, o barômetro marcar 767 mmHg = 1022,60, o mostrador do barômetro vai indicar "tempo seco". Porém é importante que essa leitura seja comparada com o valor da pressão verificada no dia anterior, ou horas antes, para saber se a pressão está em decréscimo ou ascenção. Se estiver em decréscimo, ainda que o barômetro esteja na marca "tempo seco", vá pensando em recolher as roupas do varal. Pode chover.

Senhor previsor caseiro: a garantia [em 100%] de tempo bom e firme só existe se o barômetro ultrapassar a marca dos 778 mmHg = 1037,30 hPa. Aí pode até fazer reforma no telhado (daquelas que duram mais de um dia) e dormir [tranquilo] a céu aberto. Se não for assim é bem mais confiável consultar um site de previsão ou acompanhar os noticiários locais com as tendências climáticas para a sua região.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...